Saiba o papel de cada um: SAP FIORI x SAP UI5

Vejo que é muito comum acontecer confusões entre papéis de profissionais no universo SAP, e com a chegada de FIORI, UI5, HANA, e outros novos produtos, essa confusão tende a ser ainda maior.

Não sou especialista, mas, venho aqui deixar como eu separo os papéis nesse novo universo SAP FIORI.



A vida é muita curta para aprender tudo, então, existe o FRONT END e o BACK END.

O profissional SAP FIORI, é o responsável por CONFIGURAR o SAP FIORI. Algumas das atividades são: ativar serviços oData, configurar Launchpad, criar catálogo FIORI, grupo Fiori, Tile FIORI, entender o conceito de acesso ( roles PFCG / SU01 ) no SAP FIORI ( saber que o SAP_ALL não libera todos Apps já é um bom começo rs ), analisar/pesquisar um aplicativo na FIORI App Library para ativar aplicativos standards da SAP, entre outras atividades.

O SAP FIORI precisa garantir o que o FIORI funcione, mas, ele não instala componentes ( tarefa de BASIS ), não libera acesso a aplicativos ( tarefa de BASIS ) e muito menos entende como funciona cada APP do FIORI ( tarefa de FUNCIONAL ).

Já UI5 é a KIT de desenvolvimento usado para aplicações em HTML5, existem duas bibliotecas em ui5: SAPUI5 e OPEN UI5, ou seja, podemos criar um website pessoal em UI5.

O profissional SAP UI5 é o desenvolvedor de aplicativos UI5, se ele pretende usar o ui5 no SAP ele precisa conhecer um pouco de SAP né. O desenvolvedor SAP UI5 irá criar o famoso "Z", que a SAP ainda não fez em FIORI, ou aquela solução incrível que alguém desenhou e vai ser criada baseada em UI5 para ser "hospedada" no SAP FIORI.

Para o funcional, não basta querer desenhar algo para SAP FIORI, precisa entender o produto S/4HANA e suas tabelas. É necessário uma mudança de pensamento!

Para todos que já estão no SAP, não dá para ficar usando o SAP FIORI e pensar com cabeça de SAP GUI.

O DESENVOLVEDOR UI5 precisa conhecer de HTML5, JAVASCRIPT, UI5 Kit, o funcionamento do deploy de seu App para o SAP FIORI, o conceito de TILES, CATALOG, GROUP, ROLES, oData, REST, entre outras tarefas.

Em resumo:

SAP FIORI é quem CONFIGURA o SAP FIORI (e saiba que não são poucas tarefas)
SAP UI5 é o desenvolvedor de aplicativos para SAP FIORI (saiba que exige muito para aprender UI5: HTML + CSS + JAVASCRIPT pelo menos).
O ABAP do futuro precisa saber o que é FIORI, HANA, CDS, oData, Gateway, Eclipse, Web IDE, e escolher um caminho.

Nem todo mundo tem que fazer tudo, precisamos de foco para ficar SÊNIOR em alguma "coisa", ou você quer passar o resto de sua vida sendo JUNIOR em tudo?

OBSERVAÇÃO DO BLOG: Este texto foi retirado do linkedin. Link para texto original. Abaixo segue minha opinião pessoal:

Com a popularização do SAP Fiori , a figura do profissional Fiori tende a diminuir em pequenas implantações, e suas atividades se distribuírem entre o Funcional e o Abap. É preciso esforço mediano para entender o manual de implantação de apps standard, revisar as configurações e configurar catálogos e tiles. Bastará ser proativo, autodidata e ter desejo de aprender algo novo.

Eu acho que os Abapers se adaptarão mais rapidamente que os Funcionais, pois geralmente quando um assunto é bola-dividida, existe uma maior tendencia de "empurrar" a responsabilidade para o Abap.

Mas para realmente atender a proposta do produto SAP Fiori, ambos profissionais precisarão mudar de paradigma, senão as aplicações UI5 serão somente uma repetição do SAP GUI rodando num navegador de internet, igual o novo SAP Web GUI (a saber, o web gui não é Fiori).



Comentários